Docinhos com grão de bico

Você costuma fazer cara feia, por preconceito ou desconhecimento, para o grão de bico? Pois saiba que ele é a base de nossos fudges. Depois que ele chega aqui na fábrica, o transformamos em uma farinha pra lá de especial que substitui a farinha de trigo, tornando o doce sem glúten. Whaaaat?

Popular no Mediterrâneo, no Oriente Médio e na Índia, o grão de bico (Cicer arietinum) é uma leguminosa de alta densidade nutricional, importante para a saúde da mulher (reduz os sintomas da TPM) e para controle de glicemia – ótimo para diabéticos. Além disso, contém alto valor proteico, carboidratos, fibras e vitaminas C, E, D, K, cálcio, fósforo, ferro, magnésio e minerais e gorduras saudáveis (isento de colesterol).

Optamos por utilizá-lo também por sua grande quantidade de amido, que dá a “liga” que necessitamos no brownie e oferece um bom aporte de energia, com a diferença de que, como possui muitas fibras, traz uma grande sensação de saciedade. Ou seja, transforma o docinho numa opção saudável que adoça e alimenta, sem deixar espaço para exageros.

Há inúmeras outras vantagens. Como possui celulose na casca, por exemplo, estimula o funcionamento dos intestinos, sendo muito bom para nossa digestão. Estudos apontam também que ele é importante na prevenção de doenças cardiovasculares, e no tratamento de vários tipos de anemia.

A melhor parte, porém é que sua composição traz uma grande quantidade de triptofano, que produz serotonina no corpo humano. Ou seja, traz uma deliciosa sensação de satisfação e confiança. Bora comer grão de bico?